quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tecnologia especial permite que pessoas com deficiência visual dirijam.A tecnologia é a combinação entre uma adaptação em um carro comum e a criação de luvas especiais (que fornecem respostas táteis).


Homem com óculos escuros
Uma nova tecnologia desenvolvida pela Virginia TechSite externo., promete uma maneira viável para que as pessoas com deficiência visual possam dirigir automóveis no cotidiano. A novidade foi experimentada por Mark Riccobono, um executivo da NFB (Federação Nacional para Cegos), o qual teve a oportunidade de pilotar um automóvel no circuito Daytona International Speedway.
A tecnologia é a combinação entre uma adaptação em um carro comum e a criação de luvas especiais (que fornecem respostas táteis) para que os deficientes visuais possam ter uma maneira diferente de dirigir. Com seis anos de investimento em pesquisa em desenvolvimento, a equipe da Virginia Tech finalmente conseguiu algo útil para experiências iniciais.
Durante o teste na Daytona International Speedway, Mark Riccobono pôde desviar de obstáculos estáticos e em movimento - os quais foram lançados de uma van. Apesar de a experiência surtir resultados positivos, a NFB afirma que a tecnologia ainda não está pronta para utilização no cotidiano.
A criação desta nova tecnologia é um resultado da competição Blind Driver Challenge (Desafio de Motoristas Cegos) proposta pela NFB. A novidade ainda não tem um nome definido e não há previsão de disponibilidade para o consumidor final, nem mesmo se a legislação vai aprovar esse tipo de acessório para os deficientes visuais.

Nenhum comentário: