domingo, 12 de outubro de 2014

III Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Sapucaia do Sul


Com o objetivo de discutir políticas públicas para os sapucaienses com deficiência, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o apoio da SMDH, SGG ea SMT, promoveu na tarde de ontem, 17, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, que teve como tema “A Implementação das deliberações das Conferências Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência já realizadas no Rio Grande do Sul”, reuniu pessoas com deficiência, entidades e profissionais envolvidos com a temática no Auditório da Câmara de Vereadores.

Representando o Governo Municipal, o chefe de gabinete, Gilnei Pereira dos Santos, falou dos avanços na área. “Em 2009 criamos um programa voltado para garantir os direitos das pessoas com deficiência. De lá até agora, secretarias municipais participam realizando ações em diferentes áreas, com o objetivo de melhorar de uma forma geral a vida destas pessoas”, falou.

O presidente da Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rodrigo Cunha Silveira, cadeirante há sete anos, destacou a importância da participação da sociedade no evento. “Não basta apenas exigirmos medidas do Poder Público, precisamos nos unir para apontarmos nossas necessidades”, afirmou.

A primeira palestrante da conferência foi a coordenadora do programa RS Sem Limites, Marilu Mourão, que falou sobre políticas públicas para pessoas com deficiência e a importância da participação destas pessoas na construção destas políticas. “As pessoas pensam que ter uma legislação é suficiente para garantir direitos, mas não. É fundamental ter políticas públicas para a pessoa com deficiência, e estas políticas são criadas a partir de uma demanda. Por isso é imprescindível a participação de pessoas com deficiência em conferências como esta”, avaliou Marilu, que é fisioterapeuta e mestre em Educação. A segunda palestra da tarde foi com o assessor de Políticas para Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Adilso Corlassoli.

Após as palestras, o público debateu em grupos seis eixos temáticos: Inclusão Social; Educação; Saúde; Trabalho; Comunicação; e Turismo, Esporte e Lazer. Foram elaboradas e aprovadas propostas, que serão levadas para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 27 a 29 de novembro, em Porto Alegre. Na ocasião, também foram eleitos os delegados que representarão Sapucaia do Sul na etapa estadual.



Nenhum comentário: