quarta-feira, 25 de maio de 2011

Programa garante gratuidade nos transportes públicos intermunicipais e metrô a portadores de necessidades especiais no Rio de Janeiro.


O município de Japeri e a Secretaria de Estado de Transportes assinaram nesta terça-feira (24/5) convênio de unificação do Vale Social. O programa, gerido pelo Governo do Estado, garante gratuidade nos transportes públicos intermunicipais e no metrô aos portadores de necessidades especiais. Com o objetivo de melhor atender à população, a assinatura do convênio elimina a necessidade de o usuário portar dois diferentes cartões, e reduz pela metade a burocracia para a retirada do passe livre. Em Japeri, os 20 mil deficientes físicos e doentes crônicos representam 1/4 da população local.

- Com o Vale Social as pessoas da periferia e da área rural de Japeri poderão ir ao centro ou até mesmo fazer integração com o trem sem precisar aguardar a condução específica, que tem horário fixo pela manhã e à tarde. Com esse benefício, a estimativa é que o número de atendimento dobre em um ano - afirma o prefeito do município, Ivaldo Barbosa.

Esta experiência foi iniciada na cidade de Duque de Caxias. O acordo foi firmado no fim de 2009. Hoje, o usuário em Caxias dá entrada no pedido do benefício, e o Estado realiza as perícias e emite o cartão habilitado para os dois tipos de viagem, com direito a embarques nos trens, ônibus, metrô e barcas.

- Muitas cidades da Baixada Fluminense não oferecem cartão municipal de gratuidade, o que priva, muitas vezes, os portadores de necessidades especiais de seu direito de ir e vir. Com o Vale Social, os beneficiados terão seus embarques intermunicipais e municipais garantidos através do documento expedido pelo Governo do Estado - explica Sebastião Rodrigues, subsecretário Estadual de Transportes.

A proposta de unificação do sistema aos municípios da Região Metropolitana foi apresentada pela Secretaria de Transportes no mês de março deste ano. Niterói, São Gonçalo, Maricá e Nova Iguaçu também já sinalizaram interesse pela parceria.

Nenhum comentário: