sábado, 18 de setembro de 2010

Nova técnica com uso de células-tronco poderá devolver a paraplégicos sensibilidade e reflexos

Rio - Vinte brasileiros paraplégicos serão os primeiros a testar um tratamento com células-tronco que promete recuperar parte da sensibilidade e dos reflexos dos pacientes. O estudo pioneiro começou na semana passada e está sendo desenvolvido pelo Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael, em Salvador, em parceria com a Fiocruz e o Hospital Espanhol.
Segundo o coordenador do estudo, Ricardo Ribeiro, na primeira fase será testada a segurança do procedimento: riscos e efeitos colaterais. Na segunda fase — que ainda não tem data para começar — o número de voluntários deve aumentar para cerca de 60 pacientes.
“Na primeira fase já esperamos que a qualidade de vida desses pacientes melhore, principalmente em relação ao controle dos esfíncteres anal e uretral. Se conseguirmos que eles tenham essa melhora, já será um ganho”, afirmou Ribeiro. “Não estamos preparando ninguém para correr maratona”, ponderou o especialista.
De acordo com Ribeiro, em testes com cães e gatos paraplégicos, foi possível notar melhoras em menos de um mês. Em quase metade dos casos, os animais recuperaram parcialmente os movimentos.
A princípio, os testes serão restritos a pessoas que ficaram paraplégicas há pelo menos 6 meses por acidentes de trânsito. Entretanto, a seleção de pacientes para a segunda fase ainda está em andamento. Interessados devem enviar um email para ticiana@cbtchsr.org.

5 comentários:

Bruna disse...

exemplo de vida :D
ja to te seguindo, se o meu tambm

http://podercrer.blogspot.com/

Unknown disse...

Por favor ajude-nos a divulgar o trabalho da Associação Artística Rodapés, é um grupo de dança de cadeirantes e andantes, que se formou a alguns anos e já realizou diversas apresentações no estado de SP, estamos tentando fazer com que o vídeo seje o mais acessado do you tube, contamos com a sua colaboração < http://www.youtube.com/watch?v=_3LA43y4VPI > ou digite Associação Artística Rodapés na busca do youtube; se possível inclua o vídeo no promova de seu profile; muito obrigado a todos e que Deus abençoe vocês; >>> NÃO É VIRUS <<<<

Animes e Mangás disse...

Rodrigo,

tentei entrar em contato com a equipe cujo e-mail disponibilizaste, mas não consegui. Averia outro contato? Também fraturei minha medula e tenho interesse em informar-me mais.

Grato

Rodrigo Bardon

Rodigo C.Silveira disse...

Olá amigo,este ticiana@cbtch-sr.org. é o certo.
Qualquer coisa, estou aí.

Abraços.
Rodrigo

Anônimo disse...

Qual o site do grupo rodapes preciso saber mais sobre eles