sexta-feira, 25 de março de 2011

Câmara Federal cria Frente de Direitos das Pessoas com Deficiência.Mara Gabrilli defende a presidência da Frente para um dos deputados cadeirantes.


Da esquerda para direita sentados à frente da mesa: Walter Tosta, Mara Gabrilli, Rosinha da Adefal e Romário. Em pé, atrás dos parlamentares citados: o Deputado Otávio Leite, Mandetta Geraldo Resende e Eduardo BarbosaHoje (23/02), durante a reunião que definiu o comando da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Congresso Nacional, a deputada Mara Gabrilli discutiu a importância de a frente ser presidida por um dos parlamentares com deficiência. "Não faz sentido termos três parlamentares cadeirantes e a presidência não ser de um deles. Afinal, defendemos que nada seja sobre nós sem nós", citando a frase que define a luta pela inclusão. Após o discurso, o deputado Walter Tosta abriu mão do cargo, bem como Mara Gabrilli. Assim, a deputada alagoana Rosinha da Adefal (PTdoB) foi escolhida pelos seus pares para assumir a presidência da Frente Parlamentar. Seu vice será o deputado Romário (PSB-RJ).

Criada em 2007, pelo deputado Geraldo Resende, a Frente é mista, composta por deputados e senadores, formando por um bloco suprapartidário. São objetivos do órgão:

- acompanhar as políticas e ações que se relacionam às pessoas com deficiência;

- promover debates, simpósiios, seminários e outros eventos pertinentes ao tema, divulgando seus resultadaos;

- promover o intercâmbio com entes assemelhados de parlamentos e entidades de outros países, visando o intercâmbio de ações congêneres;

- acompanhar a tramitação de matérias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que tratem do assunto 'pessoas com deficiência e correlatos'.

Indicada para a presidência, Rosinha contou com o apoio imediato de Mara e Tosta, com quem vem afinando as açõe em prol da acessibilidade e da inclusão social das pessoas com deficiência. No transcorrer da reunião, os demais parlamentares também declararam seu apoio à deputada alagoana, sendo um consenso sua indicação.

Na próxima terça-feira (1/3) haverá mais uma reunião preparatória, na qual se pretende chegar a uma data para o evento de reativação oficial da Frente, que deve ocorrer na segunda quinzena de março. Na ocasião, também serão discutidas questões como a necessidade de reforma do estatuto que regulamenta a Frente Parlamentar.

Um dos grandes desafios da Frente será o projeto de lei que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que vem sofrendo severas críticas por parte da sociedade civil organizada. A regulamentação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU) também será tema a ser discutido.

A luta pela acessibilidade nos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos é ponto de destaque, a ser apreciado.
As datas comemorativas, símbolos de luta para o Movimento de Inclusão Social, serão observados pela Frente, que já se mobiliza para o próximo dia 21, Dia Internacional da Síndrome de Down.


Foto: Cristina Honfi

Nenhum comentário: