sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cadeirante é empossada no cargo de Assistente Social a mando da Justiça, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiencia.


carla rosa
Depois de três anos de luta, a carioca Carla Vieira Nonato da Rosa finalmente tomou posse, na última sexta-feira, no cargo de assistente social no município do Rio de Janeiro. A data do termo de posse, 3 de dezembro, não poderia ser mais simbólica – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, criada pela ONU em 1992, para chamar atenção para os problemas enfrentados pelos deficientes.
Carla Rosa é um exemplo das dificuldades que o deficiente enfrenta no país. Ela fez concurso, em 2007, para o cargo de assistente social da Prefeitura do Rio. Passou em 3º lugar para as vagas oferecidas às pessoas com deficiência. Mesmo assim, foi impedida de tomar posse porque o exame de perícia médica entendeu que Carla não era deficiente, embora ela sofra de distrofia muscular com lesão permanente e irreversível.
Com a ajuda do IBDD, Carla entrou na Justiça ainda em 2007, pedindo a garantia de vaga no quadro da prefeitura e a investidura no cargo público. O desembargador Luiz Felipe Francisco determinou em outubro à Prefeitura sua posse imediata no cargo de assistente social.
Nomeada pelo prefeito Eduardo Paes, Carla cumpria as formalidades quando, no dia 17 de novembro, teve interrompida a assinatura do termo de posse, por um telefonema da procuradora do município Aline Sleman Alves, para que fosse submetida a uma Junta para verificar a compatibilidade entre a sua deficiência e o cargo a ser exercido. “Nunca me senti tão ofendida”, reagiu Carla Rosa, que trabalhou por três anos na função de assistente social no IBDD e foi assistente social do Estado do Rio em concurso para trabalho por tempo determinado.
Na última sexta-feira, finalmente Carla Rosa tomou posse no cargo e foi encaminhada para uma reunião de cerca de 50 assistentes sociais concursadas para a prefeitura do Rio que participavam de um curso de capacitação. Foi recebida sob aplausos. “Fiquei emocionada com a recepção e aliviada com o sentimento de que foi feita justiça”. 

Um comentário:

Sol Goes disse...

Adorei essa postagem sobre a Carla Vieira Assistente Social, meu nome é Solange Goes Domingos, também sou cadeirante e assistente social, e no momento estou vivendo uma história parecida com a da Carla, e espero ter vitória assim como ela. Eu também estou lutando para minha nomeação com assitente social, e conhecer a história da Carla me faz ainda mais forte na luta. Obrigado Carla você está sendo um exemplo para mim. Meu contato: sso_edh.solange@hotmail.com.
E parabéns para o criador do blog.

Beijo

Sol