domingo, 28 de agosto de 2011

A nova Terapia NCS (Neuro Cell Stimulation).

A terapia de estimulação neuro-celular foi desenvolvido pelo especialista em reabilitação Dr. Klaus e Berndsen Sabine. Leva em conta as últimas descobertas da pesquisa sobre o cérebro e os padrões neuromotor complexo de movimento. 

As seguintes prioridades estão na vanguarda:

• Interativa "estimulação das células neurais" e "dissociação celular neural";
• Excitação cerebral funcional nervosa em funções que complementam uma maior ativação cortical, como a linguagem, a coordenação fina, etc;
• Desenvolvimento de complexos padrões neuro-motor de movimento - Guided (neuro) Movimento Funcional - para complementar excitações seletivas dos nervos cranianos;
• Otimização do tratamento de redução;
• Adaptação constante à investigação interdisciplinar;
• Altos níveis de individualização da terapia.

Outros objetivos do NCS-terapia:

• Estimulação funcional de funções celulares - mesmo após a terapia com células-tronco;
• Ativação de funções geradoras do tronco cerebral;
• Extensos efeitos interativos sobre o sistema nervoso central e periférico;
• Estimulação dos neurônios motores para a ativação de padrões de contração nos músculos esqueléticos;
• Interativa facilitação da cadeia funções musculares;
• Desenvolvimento de padrões de movimentos complexos, com ênfase no "padrão de processo interdependente Inerente" (IPIP - padrão de processo interdependente Inerente: Dr. Berndsen);
• Movimento funcionalmente orientado (Moviment Fuctional Guided) com frequências de repetição alta - assistido por terapia patenteada aids.

Com o tratamento NCS em doenças congênitas ou adiquiridas, características neuro motores são ativadas ou desenvolvidas. 
Com o tratamento NCS em doenças congênitas ou adiquiridas, características neuro motores são ativadas ou desenvolvidas.

Distúrbios Neurofisiológicos e Orofaciais descoordenados (comer, beber, respirar, falar), bem como, a função motora global (o movimento do corpo funcional) precisam ser harmonizados.

São aplicados os seguintes procedimentos médicos complementares e auxiliares:

• FFT (Terapia Facial Clássica);
• "GPS - Sistema de pedal guiada" aliado ao "GAT - Treino Alternativo Orientado", ou seja, Movimento Funcional Assistido - realizada manualmente ou com dispositivo de auxílio para movimento;
• OSP (Programas para Oral-estimulação).

domingo, 21 de agosto de 2011

Direitos Humanos discutem acessibilidade em aviões e aeroportos.



A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizou audiência pública sobre os direitos da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida no transporte aéreo.

O debate foi proposto pelo deputado Walter Tosta (PMN-MG), autor de projeto que torna obrigatório o embarque e o desembarque por meio de passarelas telescópicas (fingers) em todas as aeronaves civis com capacidade superior a 50 passageiros (PL435/11 ).

O deputado argumenta que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida sofrem rotineiramente constrangimentos ao utilizar o transporte aéreo.

“Um dos casos que ganhou ampla divulgação na mídia de massa foi o ocorrido com a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP). Mas inúmeros outros casos anônimos acontecem diariamente, submetendo as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a constrangimentos, transtornos e inconvenientes.

Para ele, é preciso debater com urgência, com as empresas aéreas, vários aspectos relativos à acessibilidade, como embarque e desembarque, utilização dos banheiros em aeronaves, revista e utilização de detector de metais, treinamento e preparo dos funcionários das empresas aéreas para receber as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, entre outros.


Foram convidados para o debate:

- a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário;

- o vice-presidente da Associação Nacional em Defesa dos Passageiros do Transporte Aéreo (ANDEP), Alcebíades Adil Santini;

- o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo Matos do Vale;

- o presidente da Confederação Nacional dos Usuários de Transportes Coletivos, Rodoviário, Ferroviário, Hidroviário e Aéreo (Conut), José Felinto;

- o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), José Márcio Monsão Mollo;

- o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys.


A reunião será realizada às 15 horas, no Plenário 9.


Íntegra da proposta:

PL-435/2011

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Depois de perder os dedos, jovem recupera movimentos da mão com prótese biônica.


Chloe Holmes, de 15 anos, foi a mais jovem da Europa a ganhar dedos biônicos, depois de perdê-los devido a uma septicemia. Seus pais, Sue e Pete, de 41 anos, tiveram que arcar com cerca de 38 mil libras em Wiltshire, na Inglaterra, para realizar o implante de dedos em sua mão esquerda.

Chloe Holmes (Foto: SWNS.com)A prótese construída pela Touch Bionics, na Escócia, foi feita especialmente para Chloe e é controlada por impulsos elétricos que partem das terminações nervosas de seu braço. Depois de 18 meses de aprendizado, agora a jovem consegue realizar tarefas simples sem ajuda. “Estamos muito felizes, fez muita diferença na vida dela”, conta Sue.Quando tinha três anos e meio, Chloe, que acabara de pegar sarampo, acabou contraindo septicemia estreptocócica. Chloe passou três meses internada e teve quatro paradas cardíacas. Perdeu todos os dedos da mão esquerda. Ficou apenas com o polegar e parte de um dedo da mão direita.
Atualmente, Chloe está reaprendendo tarefas básicas como usar talheres e escovar os dentes. “Crescer tem sido muito difícil. Não posso praticar esportes e nem segurar nada”, conta a menina. “Agora, o melhor de tudo é poder pegar as coisas. É meio difícil, mas já estou me acostumando”.

sábado, 6 de agosto de 2011

JA - Cadeirante mostra seu dia a dia para o JA Comunidade.


Manoel Soares escalou uma repórter especial para o JA Comunidade. Cadeirante vira repórter por um dia e mostra as dificuldades que pessoas com necessidades especiais enfrentam diariamente.